top of page
  • Foto do escritorTrust Intercâmbio

Como se planejar financeiramente para o intercâmbio?



A pergunta que assombra todo intercambista é:

Como vou pagar para estudar fora?


Sabemos que é um investimento de valor médio para alto dependendo de qual país você quer ir e qual tipo de curso você deseja fazer.


Para que essa etapa seja a mais tranquila possível, vamos listar aqui algumas dicas de pequenos passos que você pode dar em direção a essa meta.


Saiba quanto você ganha.

Parece bobo escrever isso, mas muitas vezes nós temos uma ideia de quanto ganhamos (contando comissão, vales e etc) mas quando colocamos na ponta do lápis o resultado pode estar para mais ou para menos do que achamos que é.


Controle de gastos essenciais.

Saber exatamente quais são todas as suas contas fixas pode te ajudar a economizar, seu plano de celular pode estar muito alto e você nem percebe por estar no débito automático. Você pode estar gastando três vezes mais do que precisa no mercado por não pesquisar preços e por estar indo sem fazer uma lista e comprando tudo que vê pela frente.

Então saiba quanto você deve gastar em cada conta essencial e se possível as negocie.


Controle de gastos não essenciais.

De primeiro momento achamos que todos os gastos são essenciais rsrs.

Mas quando você tem um objetivo saber a diferença entre os gastos é realmente necessário.

Controlar os gastos não significa que você não pode tomar a cervejinha da sexta-feira ou o sorvete do domingo a tarde, mas sim que você precisa controlar quantas vezes você tem esse gasto no mês, e se forem muitas tentar diminuir o máximo possível. Isso se aplica a tudo, roupa, maquiagem, restaurantes, futebol com os amigos e etc.


POUPAR.

A parte mais desafiadora porém também é a mais recompensadora.

Primeiro, em hipótese alguma deixe esse dinheiro na conta corrente ou em uma conta de fácil movimentação (no dia a dia é muito fácil considerarmos tudo como emergência e sair gastando o que estamos tentando poupar).

Segundo, qualquer quantia é válida, não pense que aqueles R$10,00 que sobraram não vão fazer diferença e por isso é melhor comprar um lanche do que guardar, vai fazer a diferença sim! Então se você pode cozinhar o que tem em casa não compre o lanche (pelo menos por enquanto).

Terceiro, tenha o objetivo muito claro e de preferência em uma planilha, sempre que visualizamos as nossas metas tendemos a segui-las de uma forma mais rigorosa do que quando a deixamos apenas na nossa mente.


Aumentar a renda.

Calma, não precisa sair correndo para procurar mais um emprego e sair trabalhando 20 horas por dia, faça pequenas coisas, como pro exemplo:

  • Sabe aquela roupa que está em ótimo estado e você não usa? Vende.


  • Sua vizinha está precisando de alguém para cuidar do filho por algumas horas? Se ofereça.

  • Aquele seu vizinho está fazendo uma reforma e você sabe pintar uma parede? Se ofereça.

Não tenha vergonha de se oferecer e cobrar pelo serviço, cada não que você receber, vai te deixar mais perto de todos os sim.

Coisas pequenas como essas vão fazer a total diferença no seu objetivo final. 



Ter meta de tempo.

É extremamente importante você ter muito claro em quanto tempo você quer ter o valor para pagar o intercâmbio, só assim você vai conseguir adequar todos os esforços descritos de uma forma que a meta seja alcançada. Se você for apenas juntando sem uma data final, você corre o risco de ter que adiar o seu sonho.


E pode ficar tranquilo(a), que nas primeiras semanas vai parecer muito difícil mas logo logo isso se torna um hábito e será cada vez mais fácil poupar e quando você tiver outros objetivos, já vai saber como alcançar de uma forma muito mas tranquila.



Informações Bônus: Hábitos que podem estar destruindo sua vida financeira.

  • Gastar muito mais do que ganha.

  • Não saber para onde está indo o seu dinheiro (sim, até os centavos).

  • Não planejar os gastos mensais.

  • Pagar juros de cartão de crédito ou de contas atrasadas.


E ai, bora planejar seu intercâmbio?

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page